Tema pesado, mais recorrente na vida de todos, afinal, alguém que aqui pensa que é eterno?!?! Pois é, sempre que me deparo com a morte e suas consequências me pergunto porque precisamos passar por essa situação e como lidarmos com ela?! Não importa em que idioma seja, nem qual significado represente cultutralmente nos diferentes países essa palavra - Em português: morte; francês: mort; inglês: death; alemão: Tod; espanhol: muerte; hebraico: mawet (); grego: thanatos (); latim: mors - tem um impacto muito grande em nossas vidas.
Estava em casa papeando no msn quando escuto minha irmã chorando, a chefe dela tinha morrido, pergunto logo "ela estava doente?" e a resposta que escuto é para mim a pior forma de morrer "não, foi em um acidente de carro!" Como dizer para um pai ou uma mãe que seu filho morreu num "acidente", como explicar por maior que seja a fé de alguém que a pessoa querida, o filho amado, a esposa, a mãe, a amiga, não volta mais?!
A sensação que fica é que Deus não foi justo - como se fossemos dignos de questionar as atitudes Dele - passa um filme nas nossas cabeças e começamos a ter certeza que ficou faltando algo a se dizer, que não nos deixaram a chance de um último adeus, nem de dizer que amamos aquela pessoa. Por isso tudo que "mortes por acidentes" se tornam injustas, porque não sabemos como consolar alguém que perdeu seu ente querido dessa forma, que saiu de casa dizendo "até mais tarde" e que não volta mais...
Por maior frieza que possa existir nesse comentário, com humildade eu digo que morrer por doença traz um consolo, porque é nós dado a chance de ir se despedindo aos poucos, de poder falar o que precisa ser dito, de poder dizer eu te amo! Não, isso não é nenhum consolo eu sei, mais é um conforto diante do inevitável que é a morte, afinal para tudo na vida há uma solução, menos para a morte!!!!
Bem, mais esse papo todo cabuloso é apenas uma forma de refletir e dizer a todos: Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje, não deixe para dizer eu te amo depois pode ser tarde, não deixe para brigar e fazer as pazes depois, diga tudo o que tem para dizer, faça tudo o que tenha vontade de fazer... porque sempre que deixamos para amanhã, pode se tornar tarde demais...
Kiss, Kiss
Jubs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário