quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Que torcida é essa?!


Quando se fala em torcedor, imagina-se aquela família que vai ao Maracanã torcer, vibrar, sofrer! Então vem logo a mente os apaixonados por futebol que semanalmente gastam seu dinheiro para vê seu time no Morumbi! Quando se fala torcida, se deduz uma massa de pessoas que vão ao Beira-Rio ver um gre-nal.

Torcedor: Que torce; Aquele que torce.
Torcida: Ato ou efeito de torcer pela vitória ou êxito de alguém; Grupo de torcedores de uma agremiação esportiva.
Torcer: Tomar o partido de um atleta ou agremiação esportiva numa competição; Desejar o êxito de.

De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa Larousse Cultural, os significados acima representa o real sentido do que é ser torcedor, do que é torcer por um time, em nenhuma das explicações afirma-se que torcer é jogar uma bomba em direção aos atletas de seu time, ou depedrar propriedades públicas e particular como justificativa para resultados negativos de seus times. Nada, por maior que seja a decepção, não condiz com atitudes de pessoas civilizadas.

Digo e afirmo, os verdadeiros torcedores do Flamengo, Santos, Fluminense e tantos outros clubes que passam ou passaram por situações de rebaixamento, derrotas, crises financeiras, desmonte do time, NÃO são aqueles vistos nas imagens dessa semana veiculadas na imprensa. E falo isso com a convicção de quem sofre por seu time - O Flamengo - que assiste a todos os seus jogos, que vibra, aponta os erros, aplaude os lances geniais (tudo bem que isso anda raro), xinga, vaia, chora e sorri! Porque isso é ser torcedor, é cobrar na hora do jogo e não no local de treino, local esse de trabalho, onde espera-se que os atletas tenham paz para consertar os erros do último jogo.

Aliás como bem disse Cleber Machado (repórter da Globo), essas pessoas não pode ser confudidas com os verdadeiros torcedores protestando - porque protestar, é fazer faixas, é vaiar, é reclamar no estádio - o que eles fizeram é atitude de vândalo, de desocupado. E como eu falo isso é atitude de marginal, simples assim. E ainda tem dirigente por ai que faz reunião com líder de torcida organizada, que libera ingressos para essas pessoas, que mantêm uma relação de medo, isso mesmo, medo e não respeito. Além do que uma atitude como essa só afasta futuras contratações e prejudica mais ainda o time. É preciso manter um limite sobre o que é e o que seria uma relação saúdavel com esses líderes de torcida organizada.

Eu, como verdadeira torcedora e admiradora do futebol, espero uma atitude séria por parte dos dirigentes do Flamengo, do Santos, do Fluminense ou de qualquer outro time que venha a sofrer agressões dessa proporção. Em que mundo vivemos afinal?! E como dizia a faixa ontem no jogo "Somos contra bombas, esse tipo de atitude é reprovável e sem justiticativa. Ass: Os verdadeiros torcedores do Flamengo!"

Bem, é isso que eu tinha pra falar, estava engasgada, porque independente da atual situação dos clubes, é preciso haver respeito entre as partes, não esqueçamos que do outro lado existem pais de família, aliás, existem pessoas como nós. O verdadeiro torcedor prostesta nos momentos certos, de forma pacífica e sem ameaças a vida de ninguém!

Kiss, Kiss

Jubs.

Nenhum comentário: